HISTÓRIA ECONÔMICA SOCIAL E POLÍTICA GERAL


"Quando tudo permite imaginar que se tornou possível a criação de um mundo veraz, o que é imposto aos espíritos é um mundo de fabulações, que se aproveita do alargamento de todos os contextos(M.Santos, A natureza do espaço, 1996) para consagrar um discurso único. Seus fundamentos são a informação e o seu império, que encontram alicerce na produção de imagens e do imaginário, e se põem ao serviço do império do dinheiro, fundado este na economização e na monetarização da vida social e da vida pessoal."

Milton Santos - Por uma outra Globalização.

 

O termo globalização vem de "globo" e significa a quebra de fronteiras entre os diversos povos e nações. Milton Santos,estudou e escreveu sobre a globalização como ninguém, foi um grande geógrafo, professor emérito da USP e o ganhador do Prêmio Internacional de Geografia VautrinLud em 1994. Com embasamento, no estudo sobre a Globalização econômica,assinale a alternativa que melhor a caracteriza.

                        


Ocorreu o avanço e desenvolvimento das pesquisas no campo, financiado unicamente pelas empresas nacionais.


Uma das características negativas da globalização é que ela diminuiu a velocidade dos sistemas de informações.


A globalização se caracteriza pela produção urbano-industrial, pela mobilização do capital especulativo e volátil. 


A globalização minimizou o analfabetismo, a fome, o desemprego, a miséria, e as condições subumanas acabaram.


Na realidade quando analisamos a globalização econômica verificamos que ela minimizou as desigualdades sociais.

A relação entre capital/trabalho e a força de trabalho e os meios de produção foram estudados na teoria da acumulação capitalista. Desse modo, conforme os seus conhecimentos sobre o assunto, leia atentamente as afirmativas abaixo e indique a opção correta.

 


Com o início do capitalismo começou-se a especular sobre o fim do trabalho humano.


Na lógica capitalista, o trabalhador especializa-se em sua tarefa e desconhece as outras etapas da produção o que o torna alienado, por não ter a visão do todo. 


Na sociedade capitalista homens e mulheres são iguais e por isso não existe divisão sexual do trabalho.


A chamada linha de montagem tão comum na sociedade capitalista, existiu apenas durante a Primeira Revolução Industrial.


Nas primeiras fases do trabalho capitalista, o homem tem a completa ideia do todo em detrimento das partes.

(...) Liberalismo, o Neo, bateu à porta da quitinete onde morava o Estado Mínimo e sua numerosa família. O Estado Mínimo – diga-se de passagem – já fora o máximo no passado, requisitado por todos, vivia confortavelmente em uma cobertura duplex no edifício Keynes. A partir dos anos 1980, seu prestígio começou a declinar diante da campanha orquestrada pelo Liberalismo que avançou no seu patrimônio e privatizou suas empresas sob o pretexto de que ele, Estado, não entendia nada de economia, cobrava altos impostos e impedia a maximização dos seus lucros. Empobrecendo, o Estado teve que se mudar para um apartamento menor e depois para outro menor ainda e hoje vive em uma modesta unidade no conjunto habitacional Milton Friedmam. (...)

NOVAES, Carlos Eduardo, ‘Liberalismo e Estado Mínimo’, 01mar.2009, Jornal do Brasil.

Considerando o texto acima e o surgimento do neoliberalismo e seus reflexos na geopolítica mundial analise as afirmativas abaixo.

I-             O liberalismo econômico tem como princípio fundamental a não intervenção do Estado na economia, ou seja, o mercado regula-se a si mesmo.

II-            O Economista John Maynard Keynes, com a crise de 1929, questionou o liberalismo, dando a entender que a intervenção estatal era necessária.

III-           O chamado Estado de Bem-Estar Social foi ovacionado, pois garantia a “docilidade” dos trabalhadores e os afastariam das revoluções socialistas.

IV-          Os defensores do neoliberalismo condenavam a participação do Estado na economia, pois para eles impediria o livre funcionamento das forças do mercado.

 

É correto o que se afirma em:


I, II, III e IV. 


I e III, apenas.


I e II, apenas.


I, II e IV, apenas.


III e IV, apenas.

“A tirania da informação e a do dinheiro são apresentadas como os pilares de uma situação em que o progresso técnico é aproveitado por um pequeno número de atores globais em seu benefício exclusivo. O resultado é o aprofundamento da competitividade, a produção de novos totalitarismos, a confusão dos espíritos e o empobrecimento crescente das massas, enquanto os Estados se tornam incapazes de regular a vida coletiva. É uma situação insustentável”.

Maria da Conceição Tavares

 

Considerando a globalização e a mundialização dos mercados analise as afirmativas abaixo.

 

I- O período inicial do processo de globalização é marcado com a configuração da revolução comercial, que foi caracterizada pelas transformações socioeconômicas desencadeadas pela superação das rotas tradicionais de comércio até então direcionadas para o mar Mediterrâneo.

II- As novas estruturas mercantis criaram condições para a formação do monopólio, com o benefício estendido à burguesia comercial. A generalização das trocas mercantis, a ampla circulação dos capitais e a internacionalização dos mercados caracterizam o processo de globalização.

III- As transformações que deram início ao processo de globalização estão vinculadas a concepção de que, a terra se tornou mundo, o globo não é mais uma figura astronômica, e sim um território no qual todos encontram-se relacionados e atrelados, diferenciados e antagônicos.

 

É correto o que se afirma em:


III, apenas.


I e II, apenas.


II e III, apenas.


I, apenas.


I, II e III. 

Uma nova forma de intervenção do Estado foi aplaudida, pois o papel do Estado como promotor social (com elevação dos salários, previdência, educação e saúde), atendia aos projetos do conflito bipolar, ao garantir a “docilidade” dos trabalhadores. Sendo assim, estes não pensariam em fazer revoluções socialistas, pois o capitalismo se “humanizava” e oferecia aos trabalhadores melhores condições de vida.

WAGNER, R. A. V. Geopolítica Mundial: fordismo, Guerra Fria e o neoliberalismo econômico. Uberaba, 2010. 

Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I- O período em que o governo americano implantou as medidas de elaboração de planos econômicos, injeção de recursos com a construção de obras públicas, controle dos preços e finanças, definição de regras no mercado de trabalho, nacionalização de setores como a produção de energia, transportes, siderurgia e bancos foi essencial na economia americana.

PORQUE

II- O Estado assumiu o papel de mediador nas relações entre empresa e sociedade.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.


As asserções I e II são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.  


A asserção I é uma proposição falsa, e a asserção II é uma proposição verdadeira.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.


As asserções I e II são proposições falsas.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.

Avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.          

I- Karl Marx dizia que a exploração do homem pelo próprio homem privilegia apenas uma minoria, sendo esta proprietária dos meios de produção o que aumentaria as desigualdades sociais.

Porque

II- Essa relação de poder ocasionará uma concentração de riqueza nas mãos de poucos.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta


As asserções I e II são proposições falsas.


As asserções I e II são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.  


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.


A asserção I é uma proposição falsa, e a asserção II é uma proposição verdadeira.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

Considerando a análise histórica e geopolítica do período pós-Segunda Guerra mundial até os anos 1980, analise as afirmativas abaixo e coloque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas

I- A presença da URSS na partilha do território alemão decorreu do fato de os soviéticos terem participado, como aliados, da vitória das democracias contra o Eixo.

II- A construção do muro de Berlim (1961) decorreu do aprofundamento dos confrontos de interesses entre Estados Unidos juntamente com a Europa versus URSS, no contexto da Guerra Fria.

III- A política da Perestroika e do Glasnost, instalada na URSS durante o governo de Mikhail Gorbachev, relaciona-se com o esfacelamento do sistema socialista no Leste Europeu.

IV- O desmembramento da antiga União Soviética propiciou o surgimento de movimentos nacionalistas nas repúblicas do Leste Europeu, resultando no reordenamento das fronteiras políticas naquela região.


 F, V, F, F.


F, F, V, V.


V, F, V, F.


V, V, V, V.


F, F, F, F.

Conforme o desenvolvimento industrial brasileiro analise as afirmativas abaixo e coloque (V) para as verdadeiras e (F) para as Falsas.

(1)  As Leis vigentes no Brasil, em 1750, quando ainda era colônia portuguesa proibiam a instalação de indústrias.

(2)  Durante a Segunda Revolução Industrial o Brasil ainda estava submetido ao domínio português e era governado pelo imperador D. João VI.

(3)  O auge das atividades canavieiras estendeu-se até 1702. Este fato dificultou o desenvolvimento industrial brasileiro.

(4)  No Brasil, o Barão de Mauá tentou iniciar um processo de industrialização e modernização da economia o que foi totalmente apoiado pelas elites agrárias.

(5)  A indústria têxtil foi a principal precursora da industrialização brasileira ao importar máquinas e operários enfrentando a falta de matéria-prima interna.

 

A soma das corretas é:


10


7


12


9


15

Conforme os seus estudos sobre a industrialização brasileira, presente no capítulo: Regulação do espaço geográfico: a teoria da acumulação capitalista, pode-se afirmar que o Brasil teve uma industrialização tardia e forçada. De acordo, com essa realidade e com os seus estudos sobre a industrialização no Brasil, indique a opção correta.


Importantes cidades brasileiras surgiram durante o auge da cana-de-açúcar, do ouro, da borracha e do café. Assim, podemos afirmar que o processo de urbanização no país foi tardio.


Principalmente, no estado de Minas Gerais, a economia brasileira se baseou na monocultura de café,até o ano de 1929, porém nenhuma riqueza foi gerada.


A grande depressão de 1929 abalou todo o sistema produtivo capitalista em nível mundial, contudo a economia brasileira não foi atingida por ser baseada apenas na pecuária leiteira e de corte.


A economia brasileira teve um ritmo acelerado na produção e (re) organização, do espaço urbano, o que foi determinante para que os trabalhadores urbanos fossem empurrados para o campo.


O Brasil teve uma industrialização forçada, pois foi feita sem planejamento e à custa do rejeito das tecnologias resultantes, da sucata industrial dos países desenvolvidos. 

O capitalismo para sua expansão, busca imediatamente soluções, para se reorganizar, compensar perdas e aumentar os ganhos. Os pioneiros da Revolução Industrial, os ingleses, desenvolveram essa forma de produção quase sem apoio governamental, pois foi sendo gestada por, aproximadamente, criando condições para se tornar viável. De acordo com seus conhecimentos analise as afirmativas abaixo com (V) Verdadeiras e (F) Falsas.

 

I - Os estados passaram a utilizar a política protencionista para resguardar a indústria nascente e a importar capitais, máquinas, especialistas e tecnologia que garantiam um salto industrial em seu território.

 

II - Os Ingleses iniciaram o século XIX apoiando a fuga da coroa portuguesa para o Brasil, com o objetivo de furar o Bloqueio Continental de Napoleão, além de estimular focos rebeldes na América espanhola com intuito de conseguir a independência política.

 

III - Os ingleses conscientes dos horrores da escravidão passaram a combater a escravidão negra e o tráfico negreiro. O único objetivo dos ingleses em lutar contra a escravidão era tornar o negro um cidadão livre pleno em seus direitos.

 

IV- As novas medidas tomadas decorrentes da revolução Industrial visavam ampliar o mercado consumidor, as fontes de matéria-prima e de mão de obra barata.

 

A sequência correta está contida em:


V, V, V, F


V, V, V,V


V, F, V, V


V, V, F, V 


V, V, F, F

Páginas: 1234567